This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bento - XVI - aceita renuncia do - Bispo - auxiliar de Sao luis

O papa Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, 15, a renúncia do bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís do Maranhão, dom Geraldo Dantas de Andrade por causa da idade, conforme o cânon 401 § 1º. Dom Geraldo completa 79 anos no próximo dia 29.
Natural do Rio de Janeiro, dom Geraldo foi ordenado padre pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) em 18 de dezembro de 1957, em Taubaté (SP). Nomeado bispo auxiliar de São Luís no dia 18 de fevereiro de 1998, foi ordenado dois meses depois, no dia 18 de abril.
Dentre as atividades como bispo, dom Geraldo foi vigário geral da arquidiocese de São Luís e reitor do Seminário Interdiocesano do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão). Seu lema episcopal é “Sei em quem acreditei”.
A CNBB, por meio de sua assessoria de imprensa, agradece a dom Geraldo todo o trabalho junto à arquidiocese de São Luís e deseja que ele, agora emérito, continue enriquecendo a Igreja no Brasil e a Conferência dos Bispos com seu serviço e seus dons.

Osvaldino Teodoro da Silva, um dos mandantes do assassinato do padre Josimo Moraes Tavares, ocorrido em 10 de maio de 1986 na cidade de Imperatriz (MA), foi condenado nesta quarta-feira, 15, a 16 anos e 6 meses de prisão, em júri popular,. Apesar da condenação, Osvaldino poder aguardar em liberdade o julgamento do recurso que seus advogados vão ajuizar.

Osvaldino Teodoro da Silva, um dos mandantes do assassinato do padre Josimo Moraes Tavares, ocorrido em 10 de maio de 1986 na cidade de Imperatriz (MA), foi condenado nesta quarta-feira, 15, a 16 anos e 6 meses de prisão, em júri popular,. Apesar da condenação, Osvaldino poder aguardar em liberdade o julgamento do recurso que seus advogados vão ajuizar.
A acusação foi feita pelo Promotor de Justiça, Domingos Eduardo da Silva, tendo como assistentes os advogados Aton Fon Filho da Rede Social de Justia e Direitos Humanos e Vanderlita Fernandes da Comisso Pastoral da Terra/ CPT-TO.
“As consequências do crime foram graves ante a perda repentina de pessoa bastante respeitada na regio, pela sua reconhecida atuao como lder religioso, cuja morte, ainda hoje, sentida no seio das comunidades nas quais desenvolvia suas atividades, bem como nos movimentos sociais, com repercusso nacional e internacional”, destacou, na sentença, a juíza Samira Barros Heluy
Assistiram ao julgamento lideranças dos Movimentos Sociais do Bico do Papagaio e do Sul do Maranhão; o bispo da Diocese de Tocantinópolis, dom Giovane Pereira de Melo e o bispo diocesano de Imperatriz, dom Gilberto Pastana de Oliveira, além de padres, estudantes de direito e representantes da CPT.
CNBB/CPTNacional
Foto: Gustavo Ohara

Reflexões a partir de Jonas

No mês de agosto foi-nos oferecido um comentário sobre um texto bíblico, referente ao profeta Jonas, sobre o qual fazemos reflexões neste ano. Por meio dele, tomamos consciência da fraqueza interior desse personagem, diante de sua desobediência à vontade de Deus, como também do seu arrependimento e adesão posterior à ordem recebida. Era, na verdade, uma obediência difícil e perigosa!

A ordem de Deus era que Jonas fosse à Nínive, a fim de profetizar sobre a destruição dessa cidade se o povo não se convertesse, pois nela se cometiam muitos e graves pecados. Seus moradores já haviam chegado ao limite de seus maus comportamentos, merecendo a reprovação de Deus. Jonas teve medo das consequências de sua missão e retrocedeu. Tentando esconder-se, embarcou em sentido contrário à Nínive, seguindo para Társis. Mas, veio a tempestade! A situação era perigosa! Sentindo-se culpado pela situação de desespero da tripulação e por ter atraído a ira de Deus sobre si, pediu aos marinheiros que o atirassem ao mar.

Imaginemos a aflição de Jonas, ao saber que estavam em perigo de vida por sua causa. Quem sabe quantos pensamentos temerosos lhe vieram à mente, sendo atormentado pela própria consciência. Na verdade, ele estava desobedecendo a Deus que, com todo direito lhe confiava uma missão difícil, em que poderia ter sucesso, mas também, ser mal interpretado pelos ninivitas. Resolveu então seguir outro caminho, tentando ocultar-se de Deus. E fugiu!

Será que já nos encontramos em situações semelhantes, ou até mesmo mais difíceis do que a de Jonas? Certamente passamos por momentos difíceis de dúvidas, de descontentamentos, de espantos que provocaram em nós reações impulsivas e descontroladas. E nós tivemos que procurar a solução adequada, mesmo devendo encontrar dificuldades, tropeços, mal entendidos como prelúdios da tranqüilidade que depois viria acalmar nossa agitação, levando-nos ao cumprimento de nossos deveres. É assim mesmo que as coisas acontecem!

E nós perguntamos: porque essas dificuldades existem? Nós mesmos podemos dar-nos a resposta. Porque somos pessoas distintas umas das outras, cada qual com uma formação humana que lhe foi proporcionada, conforme as circunstâncias de sua realidade existencial. Infelizmente, a sociedade sustenta uma disparidade crônica que privilegia uns, minimizando outros, sustentando a opulência, a exaltação do conhecimento, desprezando a pobreza e até mesmo a miséria existentes. E não é só. Essa diferença social nega, à grande número de pessoas, o acesso ao estudo, à cultura, ao convívio social, dado que elas não estão em condições de se apresentarem adequadamente.

Deus não criou o mundo desprovido dos bens necessários à sobrevivência das pessoas, cuja dignidade é inerente ao próprio ser. Ele criou um mundo repleto de recursos e deu aos seres humanos inteligência suficiente para utilizar os bens da natureza, em favor de toda a humanidade. Mas, infelizmente, há muita vaidade e interesses prejudiciais sobre a terra!

Ao lado de tanta desigualdade, porém, há também muita solidariedade. Felizmente! Existem pessoas que sabem olhar para as necessidades alheias e estão sempre prontas a socorrer os necessitados de atenções, de ajuda, de instrução que os inclua na sociedade. Existem pessoas que repartem o seu pão com aqueles que não o tem, aliviando sua fome e seus sofrimentos. Contudo, pelo muito que se faça é sempre pouco em proporção às necessidades dos menos afortunados.
No entanto, constatar essa realidade, não é suficiente. É preciso que cada pessoa faça sua parte conforme as próprias possibilidades, estendendo a mão às pessoas que necessitam de ajuda seja para saciar a fome, seja para desenvolverem as capacidades intelectuais e se promoverem na vida, podendo assim providenciar seu próprio sustento, vivendo dignamente.

Deus colocou na natureza os recursos necessários para o sustento da humanidade, pois ele quer que todos sejam felizes. Oxalá um dia a miséria seja erradicada da terra e aja alimento e felicidade para todos! Por isso, agradecemos e bendizemos o santo nome do Senhor!

Bento XVI no Reino Unido: Conservar raízes cristãs diante das ameaças do secularismo

.- Em seu primeiro discurso em sua histórica visita ao Reino Unido após sua chegada ao aeroporto internacional de Edimburgo, Escócia, onde foi recebido por diversas autoridades locais e logo depois de reunir-se em privado com a Rainha Isabel II, o Papa Bento XVI recordou as profundas raízes cristãs e os valores que sustentam a Grã-Bretanha e alentou a conservá-las e promovê-las ante algumas "formas mais agressivas de secularismo" que já não são "as apreciam nem sequer as toleram".
Logo depois da recepção no aeroporto, o Santo Padre se transladou ao Palácio Real de Holyroodhouse onde se realizou a cerimônia de boas-vindas às 11:00 a.m. (hora local) e aonde se reuniu com sua majestade a Rainha Isabel II no Morning Room.
Ao terminar esta reunião, Bento XVI se encontrou com as autoridades civis, da Igreja Católica e Anglicana, assim como com diversos parlamentares escoceses a quem recordou que "o nome de Holyroodhouse, a residência oficial de Sua Majestade na Escócia, recorda a ‘Santa Cruz’ e evoca as profundas raízes cristãs que ainda estão presentes em todos os âmbitos da vida britânica. Os reis da Inglaterra e Escócia foram cristãos desde tempos muito antigos e contam com destacados Santos, como Eduardo o Confessor e Margarida da Escócia".

Dirigindo-se à Rainha o Papa disse sobre estes Santos que "muitos deles exerceram conscientemente suas tarefas de governo à luz do Evangelho, e desta maneira modelaram profundamente a nação em torno do bem".

O Papa disse logo que "resultou assim que a mensagem cristã foi uma parte integral da língua, do pensamento e da cultura dos povos destas ilhas durante mais de mil anos. O respeito de seus antepassados pela verdade e a justiça, a misericórdia e a caridade, eles chegam de uma fé que segue sendo uma força poderosa para o bem de seu reino e o maior benefício de cristãos e não cristãos por igual".

Depois de mencionar alguns outros exemplos desta fé vivida integralmente como William Wilberforce, David Livingstone, Florence Nightingale e o Cardeal John Henry Newman, o Santo Padre se referiu aos estragos do regime nazista e assinalou que "ao refletir sobre os ensinamentos instrutivos do extremismo ateu do século XX, jamais esqueçamos como a exclusão de Deus, da religião e da virtude da vida pública conduz finalmente a uma visão enviesada do homem e da sociedade e portanto a uma visão ‘restringida da pessoa e seu destino’".
Seguidamente o Papa elogiou a contribuição da Grã-Bretanha na constituição das Nações Unidas e sua participação para obter a paz através do diálogo na Irlanda do Norte e destacou a importância política e econômica do Reino Unido em nível internacional.
Isto, precisou, "impõe uma especial obrigação de atuar com sabedoria em virtude do bem comum. Do mesmo modo, dado que suas opiniões têm uma audiência tão ampla, os meios de comunicação britânicos têm uma responsabilidade mais grave que a maioria e uma maior oportunidade para promover a paz das nações, o desenvolvimento integral dos povos e a difusão dos autênticos direitos humanos".
"Que todos os britânicos sigam vivendo em consonância com os valores de honestidade, respeito e imparcialidade que lhes mereceram a estima e admiração de muitos", exortou.
Finalmente o Papa fez votos para que no Reino Unido, uma sociedade moderna e multicultural, se mantenha sempre o "respeito por esses valores tradicionais e expressões culturais que formas mais agressivas de secularismo já não as apreciam ou nem sequer as toleram".
"Que isto não debilite a raiz cristã que sustenta suas liberdades; e que este patrimônio, que sempre procurou o bem da nação, sirva constantemente de exemplo ao seu Governo e ao seu povo diante dos dois bilhões de membros do Commonwealth e a grande família de nações de língua inglesa de todo o mundo", concluiu.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

IV FESTIVAL JOEL GUEDES EM NOVEMBRO 2010

SEJA AMIGO DA 106 - PROGRAMA CLUBE DO OUVINTE

 

CLUBE DO OUVINTE

Se você é uma pessoa que gosta da programação da EDUCATIVA  FM  você pode ser Amigo  do Clube do Ouvinte da rádio Educativa FM.
  O que ?
O Clube do Ouvinte da Educativa Fm é uma organização privada de ouvintes amigos da rádio. Sua finalidade é auxiliar na sustentação financeira à Fundação Educativa e Cultural de Coroatá para que a mesma possa manter a rádio Educativa Fm, junto à sua proposta de divertir, educar, informar e principalmente evangelizar pelas ondas da radio.
 Ser Amigo do Clube do Ouvinte 
é reconhecer que temos uma dívida de amor para com Deus, que nunca se deixa vencer em generosidade (Malaquias 3, 10) : "Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência " diz o Senhor dos Exércitos " e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário".
Ser Amigo  do Clube do Ouvinte é tornar-se
Um evangelizador por meio da Rádio Educativa Fm , que tem como missão informar, educar, comunicar, integrar e anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, despertando cada vez mais ouvintes (católicos ou não) para uma relação mais íntima com Deus. Seja você também um amigo deste projeto de evangelização! Parte do sustento desta emissora que em sua maioria, proveniente das contribuições espontâneas deste grupo de pessoas que, sensibilizados por esta obra missionária, sabem de sua responsabilidade para com a manutenção dos veículos de comunicação social ligados à Igreja Católica.
Como posso fazer parte do Clube do Ouvinte?
Se você é ouvinte da radio Educativa Fm e quer se tornar amigo do  nosso Clube do ouvinte é muito fácil. Se você mora próximo a nossa emissora, faça-nos uma visita e torne-se amigo do clube do ouvinte. Mas se você mora distante da rádio, entre em contato conosco por carta, telefone ou email e passe seus dados e em poucos dias receberá sua carteirinha do amigo do clube do ouvinte
  Fale conosco:
Fone: 99/36410707    99/91636940
blog: amigosda106.blogspot.com