This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Regional NE 5 da CNBB tem novo Presidente

Nesta segunda-feira, 25, o Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) elegeu seu novo presidente. O bispo diocesano de Imperatriz (segunda maior diocese do Maranhão), dom Gilberto Pastana de Oliveira assume a função até o término da gestão da atual presidência. Ele sucede o bispo emérito de Viana, dom Xavier Gilles Maupeou dÁbleiges, que estava à frente do Regional desde 2005 e teve sua renúncia ao governo da diocese de Viana aceita pelo papa Bento XVI no dia 7 de julho passado. Dom Xavier pediu a renúncia após completar 75 anos, em março, conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.
Na linha de sucessão, dom Gilberto será o quarto presidente do Regional desde a instalação da sede em São Luís no ano de 1991.
Visita Ad Limina
Os bispos do Regional Nordeste 5 se encontram no Vaticano, onde aconteceu a eleição do seu novo presidente. Os 14 bispos (11 diocesanos e 3 eméritos) começaram hoje sua Visita Ad Limina que segue até o próximo sábado, 30.
A partir de amanhã tem início a visita aos Dicastérios romanos [departamentos do Governo da Igreja Católica, que compõem a Cúria Romana]. A primeira visita será à Congregação para os Bispos, Doutrina da Fé, Leigos e Família. No dia 27, eles visitam a Congregação para o Clero, Educação Católica e encerram o dia com uma missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. No dia seguinte, os prelados visitam a Congregação para o Culto Divino e concelebram uma missa na Basílica de São João de Latrão. A reunião segue até sábado, 30.
Na visita ad Limina, que ocorre a cada cinco anos, os bispos do mundo inteiro são chamados a se encontrar com o papa e com os diversos organismos da Cúria Romana. Chama-se "ad Limina Apostolorum" por tratar-se da visita ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo, fundadores da Comunidade Cristã que está em Roma, onde se encontra a Sé de Pedro.
Além do encontro pessoal e em grupo com o Santo Padre, e da visita aos diversos organismos que fazem parte da Cúria Romana, os bispos celebram juntos a santa missa nas quatro basílicas papais de Roma: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior, e São João de Latrão – sede da Diocese de Roma.
A visita ao túmulo dos Apóstolos representa sempre para os bispos um momento de profunda experiência eclesial, de fortalecimento da fé, e de confirmação e renovação na comunhão com o Sucessor de Pedro.

CNBB escolhe o meio ambiente como tema

AGÊNCIA BRASIL
A Campanha da Fraternidade, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que terá início em março do próximo ano, vai tratar da questão ambiental.
O tema escolhido é Fraternidade e a Vida no Planeta tendo como objetivo de colocar em discussão nas dioceses, temas como mudanças climáticas, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento, preservação da Amazônia, agronegócio, biodiversidade e a água.
De acordo com o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, que apresentou o tema na semana passada, a escolha não guarda relação com o destaque que a questão ambiental tomou durante o período de campanha eleitoral no Brasil.
“Este tema foi escolhido há dois anos. O que eu acredito é que é um tema atual. É uma agenda que está na ordem do dia não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, disse

Até o próximo Círio

Milhares de devotos encerram a festividade de Nazaré na segunda-feira, 25 de outubro
O Recírio é um momento de despedida dos fiéis dos festejos de Nossa Senhora de Nazaré. O período festivo se encerra com o traslado da imagem peregrina até o Colégio Gentil Bittencourt, onde permanecerá até o próximo Círio. Este ano, a procissão do Recírio acontece na segunda-feira, 25 de outubro, 15 dias após a grande procissão do domingo, o Círio de Nazaré. A última romaria da Festa de Nazaré começa às 7h, após a Missa Campal, na Praça Santuário de Nazaré. A imagem da Virgem de Nazaré é conduzida num percurso de 650 metros, fazendo o contorno na praça, quando segue pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata até chegar à capela do colégio. 
A celebração de despedida também é marcada por uma série de simbolismos e significados que honram a Festa em homenagem à Virgem Maria. Como o retorno da imagem original, achada por Plácido em 1700, para o Glória, e a incineração das súplicas. Pouco antes da Missa de Despedida, a imagem original é levada às 5h30 ao seu local habitual, o Glória. A cerimônia é realizada desde 1969 pela Diretoria de Evangelização, no Presbítério da Basílica. O momento marca a origem da história de fé do povo paraense.
Outro momento significativo do Recírio acontece durante a Missa na Praça Santuário, às 6h. Os diretores da Festa se reúnem para recolher todos os pedidos depositados pelos fiéis no Altar Monumento da Praça Santuário e no Nicho, onde a imagem original de Nossa Senhora permaneceu durante os 15 dias de festividade. Numa cerimônia singela, a diretoria faz a queima de todos os pedidos dos devotos. Essa tradição acontece desde 1994, e simboliza o envio dos pedidos e agradecimentos aos céus. No início, as queimas eram realizadas em frente à Sala dos Milagres, na lateral da Basílica Santuário de Nazaré.
O Recírio encerra mais um Círio de Nazaré, por isso, a celebração é marcada por muita fé, louvor, fogos de artifício e homenagens, características essas presentes durante todas as romarias e peregrinações. Entre muitas orações e canções, os fiéis prestam seus últimos agradecimentos à padroeira da cidade

fonte. tv nazare