terça-feira, 5 de abril de 2011

O corpo de Jackson Lago deve chegar a São Luís às 14h45

O corpo de Jackson Lago deve chegar a São Luís às 14h45 desta terça-feira (5), em um voo da TAM que sai de São Paulo (SP) às 11h30. O velório ocorrerá na sede do PDT, na rua dos Afogados, no Centro de São Luís. O sepultamento será realizado às 10h30 de quarta-feira (6), no cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.


Luto oficial

A governadora Roseana Sarney decretou luto oficial de três dias no Estado. A Assembleia Legislativa também decretou luto oficial de três dias.

Em nota de pesar, a governadora do Estado lamentou a morte do adversário político e disse que nunca foram inimigos. "[...] Por ele sempre tive um profundo respeito. O Maranhão perdeu uma figura expressiva do seu mundo político que nos deixará um vazio. Solidarizo-me com sua mulher, seus filhos e demais familiares."

Reveja a última entrevista de Jackson Lago na TV Mirante.

História

O ex-governador Jackson Lago nasceu em 1º de novembro de 1934, no município de Pedreiras, na região central do Maranhão. Foi na cidade, que fica a 270 km de São Luís, onde iniciou a sua carreira política, ainda na época da ditadura militar, na década de 1960.

Lago formou-se em Medicina. Durante vários anos, exerceu a profissão em hospitais e lecionou na Faculdade de Medicina do Estado.

Em 1979, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao lado de Leonel Brizola e de outros políticos de grande relevância nacional. Permaneceu filiado ao PDT durante toda a sua trajetória política, sendo, atualmente, um dos vice-presidentes da Executiva Nacional do partido.

Jackson Lago foi prefeito de São Luís por três vezes: de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2002, quando se candidatou ao governo do Estado. Nas eleições de 2002, foi segundo lugar nas eleições, com 42,5% dos votos, perdendo para o ex-governador José Reinaldo Tavares.

Em 2006, Jackson Lago candidatou-se novamente ao governo do Estado e foi eleito, em 2º turno, com 51.82% dos votos, disputados com Roseana Sarney.

Ele ficou no comando do Maranhão por dois anos, três meses e 15 dias. Em 16 de abril de 2009, teve o mandato cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ter cometido irregularidades durante a campanha de 2006, como abuso de poder e compra de votos.

No ano passado, Jackson Lago candidatou-se, pela terceira vez, ao governo do Estado. Em uma aliança do PDT com o PSDB, enfrentou uma campanha forte e cansativa, ao mesmo tempo que lutava contra o câncer de próstata, que vinha tratando desde 2004. A doença, porém, vinha se agravando.

Ficando em terceiro lugar nas eleições, com 19,53% dos votos, Jackson Lago ficou afastado das atividades políticas e seguiu para São Paulo para continuar tratando do câncer, mas não resistiu após cinco meses de tratamento.

Jackson Lago era casado com a médica Clay Lago e deixa três filhos.